Ads Top

10 curiosidades sobre moda


1 - Biquíni, de onde surgiu esse nome?
No dia 1º de julho de 1946, os Estados Unidos inauguraram os testes nucleares em tempo de paz, ao lançar uma bomba atômica sobre o Atol de Bikini, no Pacífico. Os preparativos para a explosão despertaram grande interesse em toda parte. Por esse motivo, o estilista francês Louis Réard aproveitou o nome do atol para batizar sua mais recente e ousada criação: um escassíssimo maiô de duas peças. Tão ousada, que as modelos profissionais se recusaram a vestir a novidade para sua apresentação. Réard precisou recorrer a Micheline Bernardini, stripper do Cassino de Paris.



2 – Parecer grávida já foi moda!
Em tempos medievais com a peste matando tanta gente que ter filhos era muito festejado. E até mesmo as que não estavam grávidas arrumavam um jeito, nem que fosse colocando um travesseiro por de baixo do vestido.



3 – Dá pra arrumar um jeito ;)
Quando houve escassez de nylon durante a Segunda Guerra Mundial, e o material era usado exclusivamente para produzir pára-quedas. As mulheres se maquiavam e pintavam suas pernas para que parecesse que estavam usando meias.



4 – Vintage ou retrô?
Uma peça só pode ser considerada “Vintage” se ela tiver sua origem entre 1920 e 1960, qualquer peça originada após esse período é classificada como “Retrô”.



5 – Veneno Elisabetano
Os cosméticos tão adorados pela rainha e seu fiel séquito matavam aos poucos. O rosto era coberto com uma de chumbo, muito tóxica, e o cabelo tingido com pó de enxofre, que causava náusea, dor de cabeça e sangramento nasal.



6 – Mulheres também podem!
bermuda foi batizada com o nome de sua terra natal, as Ilhas Bermudas, localizadas no Caribe. Ela surgiu entre os anos 30 e 40, como uma forma de driblar as leis locais, que impediam as mulheres de mostrar as pernas.



7 – No mundo da moda, nada é confortável! 
O espartilho é uma peça de lingerie que causava problemas seriíssimos para as mulheres dos séculos XV ao XIX, época em que foi popular. Para ostentar aquela cinturinha fina, elas eram obrigadas a apertar os seios para cima com os cordões da peça.



8 – Mostrando as pernocas! 
A invenção do automóvel influenciou significativamente na moda feminina, pois no final do século XVIII , as saias tornaram-se mais curtas só para ajudar as mulheres a entrar nos automóveis.



9 – Renda na guerra?
Durante a II Guerra, soldados norte-americanos tiveram a ideia de cobrir o capacete com renda como camuflagem de neve durante as batalhas. 



10 - Como surgiram os sapatos?
As peças mais antigas que o homem criou para proteger seus pés foram as sandálias, inventadas pelos egípcios há mais de 5.000 anos. Ao longo dos séculos, vieram os sapatos, mas só em meados de 1850, começou a haver uma distinção visível entre os pés direito e esquerdo.


Se você gostou damatéria, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta minha página no facebook ;) !


curiosidadesyeah

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.