Ads Top

Muita fome? Descubra como driblar os maiores desafios da dieta e alcançar sua meta











Você começa a dieta, e poucos dias depois sente a fome quase insuportável, ou o humor lá embaixo? Esses são apenas dois dos muitos desafios de entrar em um programa de emagrecimento, que levam muita gente a desistir no meio do caminho. Para manter o foco e conquistar seu objetivo, descubra como se livrar das maiores dificuldades e permanecer no ritmo.


MUITA FOME

Faça pequenas refeições a cada três horas para controlar a fome. Foto: Jupiterimages/Pixland


O aumento da fome é muito comum ao optar por uma dieta restritiva, já que a mudança de hábitos nunca é aceita com facilidade pelo organismo. “Quando submetemos nosso corpo à privação de calorias ele reage reduzindo suas taxas metabólicas a aumentando a produção de um hormônio chamado GRELINA, que é um estimulante do apetite”, explica a endocrinologista e nutróloga JULIANA BICCA, Fellow Researcher em Neuroendocrinologia pela Columbia University.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para reduzir esse problema é AUMENTAR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS, já que muitas vezes a sede é confundida com fome. “FAZER PEQUENAS REFEIÇÕES A CADA TRÊS HORAS TAMBÉM AJUDA, pois você evita um pouco a redução do metabolismo basal que existe com as dietas porque o alimento tem efeito térmico que estimula. Consumir alimentos que promovam saciedade, como os ricos em gorduras saudáveis, é outra medida que ajuda”, completa.


AUMENTAR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Programe alarmes no celular para te ajudar a ingerir líquidos. Foto: Wavebreakmedia Ltd

Não adianta apenas comer bem, quem quer emagrecer precisa ter uma boa ingestão de líquidos, o que nem sempre é fácil. Para ajudar, use a tecnologia a seu favor: “ATUALMENTE EXISTEM VÁRIOS APLICATIVOS PARA APARELHOS MULTIFUNCIONAIS QUE AJUDAM NESTA TAREFA, e você pode programar alarmes para lembrar-se de ingerir água e estipular uma meta de consumo diário. Evite chás e sucos, pois muitas vezes são bebidas calóricas e que podem atrapalhar a perda de peso, PREFIRA ÁGUAS AROMATIZADAS E COM GENGIBRE, QUE AJUDAM NO EMAGRECIMENTO. Uma dica para saber a quantidade certa é observar a urina, se ela estiver amarela viva, mais escura e com odor, você está ingerindo pouca água. Se estiver bem clara, quase como água, está tudo bem”.


RESISTIR ÀS TENTAÇÕES DE FIM DE ANO

Aposte em refeições mais leves nos dias com confraternizações. Foto: Hongqi Zhang/iStock


Fim de ano é época de confraternizações no trabalho e com os amigos, geralmente feitas em bares e outros locais com aqueles alimentos calóricos e difíceis de resistir. “SE VAI TER UM JANTAR À NOITE, PROCURE FAZER REFEIÇÕES BEM MAIS LEVES AO LONGO DO DIA. Ele é sensacional? Sirva-se primeiro de saladas e abuse das folhas verdes, sem molhos pesados, e se os docinhos forem irresistíveis, pegue mais leve no jantar e não abuse da bebida alcoólica para poder comê-los. SE FOR BEBER, EVITE REPETIR O PRATO PRINCIPAL OU CORTE A SOBREMESA, o jeito é compensar de alguma forma”, indica.

Mesmo com essas dicas você não conseguiu resistir aos excessos? Mantenha a calma e corra atrás do prejuízo. “GASTE UM TEMPINHO A MAIS NA ACADEMIA NO DIA SEGUINTE. Lembre-se que este não será o último fim de ano e nem festa, então não precisa comer ou beber como se fosse a última vez”, aponta.

OS QUILOS NÃO DIMINUEM NA BALANÇA

Você está seguindo todo o programa alimentar e de exercícios há algum tempo e os números da balança não abaixam? Mantenha a calma, pois nem sempre isso é um sinal de que seu esforço não está valendo a pena. “Um quilo de músculo e de gordura pesam o mesmo, mas o volume de gordura é muito maior para chegar a esse um quilo. O que ocorre nas pessoas que estão começando atividade física é que PODE HAVER AUMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA DENTRO DOS MÚSCULOS E ALGUMAS ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS LOCAIS QUE PODEM EM UM PRIMEIRO MOMENTO DAR A IMPRESSÃO DE AUMENTO DE PESO, mas não se deixe enganar: se estiver fazendo tudo certinho, e percebendo redução de medidas, pode ter certeza que os resultados irão aparecer”, conta.



Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta minha página no facebook ;) !

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.