Ads Top

16 coisas que você pensava que eram inúteis, mas na verdade têm um propósito


Você já se perguntou para que serve o furinho na tampa da caneta? O buraco em seu cadeado? Esse post vai elucidar alguns dos maiores mistérios dos objetos cotidianos.

1. O buraquinho na tampa da caneta

Muita gente acha que o furo na tampa de uma caneta esferográfica está lá para impedir a caneta de secar, ou que ela está lá para manter um equilíbrio de pressão que impede a caneta de vazar. A verdadeira razão é mais simples:
O buraco está lá para diminuir o risco de asfixia. Se uma criança pequena mastigar a tampa e se engasgar com ela, o buraco impede suas vias aéreas ficaram completamente obstruídas.\

2. Já notou os pequenos buracos nas janelas dos aviões?

Aquele pequeno buraco está lá por duas razões:
A primeira razão é compensar a pressão do ar. Quando o avião sobe para uma altitude elevada, há uma diferença enorme de pressão entre o interior e o exterior do avião.
A outra razão é que ele impede que as janelas fiquem embaçadas.

3. E para que serve esse pequeno bolso na calça jeans?

O objetivo inicial desse pequeno bolso era para os caubóis do Velho Oeste ou garimpeiros do século 19 guardarem o seu relógio de bolso. Hoje essencialmente serve para guardar qualquer coisa pequena.

4. Ok, mas e esses rebites?

Quando Levi Strauss fez o seu primeiro par de jeans, era um problema muito comum as costuras das calças rasgarem, pois quem as usavam eram operários e mineiros.
Os rebites existem apenas para fortalecer as calças em pontos mais frágeis.

5. E esses pequenos furos no All Star?

A principal razão é a mais óbvia: a ventilação.
Mas algumas pessoas pensam que esse modelo foi feito originalmente como tênis de basquete, portanto os orifícios extras para o cadarço poderiam manter o atleta mais confortável.

6. Já notou um furo no final da fita métrica?

Ele está lá para colocar a fita em pregos ou parafusos para que se possa medir algo com segurança, sem a fita métrica escorregar.

 7. E a borda serrilhada?

Bastante óbvio agora que você viu, não? Elas facilitam bastante para marcar algo.

8. É para isso que serve o buraco no cabo de sua panela…

Claro, o principal motivo para esse buraco estar lá é para pendurar sua panela, mas da próxima vez que você precisar colocar uma colher que vá reutilizar e você não quer sujar sua pia, já sabe onde colocar.

9. E o buraco em sua colher de massas?

Em muitas colheres, o buraco é do tamanho da porção que uma pessoa normal come de espaguete, portanto, facilita muito a medida.

10. Já notou um pequeno orifício na parte inferior de um cadeado?

Aquele pequeno buraco está lá por alguns motivos. O primeira é que ele permite a drenagem de água do cadeado se você estiver usando-o ao ar livre, por isso não vai enferrujar na chuva ou congelar e quebrar no inverno rigoroso. O furo também pode ser utilizado para colocar óleo e mantê-lo funcionando bem.

11. O que é isso que tem em vários de seus cabos?

Essas pequenas protuberâncias em forma de cilindro são núcleos de ferrite ou bobinas, e é essencialmente apenas um pedaço de óxido de ferro magnético que está lá para suprimir a interferência eletromagnética de alta frequência.
Você já ouviu falar de uma interferência estranha quando o seu telefone celular fica perto de um alto-falante? Bem, núcleos de ferrite estão lá para impedir que isso aconteça com os seus monitores, fontes de alimentação e tudo mais.

12. E os pequenos traços sobre as letras “F” e “J”.

A maioria dos digitadores treinados já sabem para que eles servem: as teclas “F” e “J” são as chaves de casa, onde seus dedos indicadores descansam. Os pequenos traços elevados permitem que você encontre o seu caminho de volta para a posição inicial sem olhar para baixo em seu teclado.

13. E sobre o buraco encontrado em réguas?

Fácil! É para pendura-las!

14. Por que um cabo de alimentação da Apple têm asas?

Elas servem para você enrolar o cabo sem maiores dificuldades.

15. E aquele ponto preto do lado da câmera?

É um microfone para quando você estiver usando a câmera traseira.

16. Você comeu Tic Tac errado todo esse tempo!

Talvez você tenha notado um pequeno recipiente na tampa de um pacote de Tic Tac. Bem, ele também serve como um distribuidor que lhe dá um Tic Tac de cada vez.

Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e me siga nas redes sociais: facebook e Instagran  ;) !

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.