Ads Top

Acne - Conheça cada tipo e em cada fase da vida e seu tratamento correto


Problema comum na adolescência, a acne muitas vezes continua aparecendo na fase adulta e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é o principal fator que leva as pessoas a consultarem um médico para cuidar da pele. Porém, é importante esclarecer que não existe um único tipo de acne, pois cada caso demanda um tratamento diferente. A consultora da D'pil Brasil, Camila Torlai, explica quais são os principais.

Tipos de acne:

Acne na adolescência

O excesso de hormônios produzidos nessa fase e o acúmulo de oleosidade inflamam os poros, obstruindo-os e fazendo com que a os cravos e espinhas apareçam principalmente na chamada Zona T, que abrange testa, nariz e queixo. "É possível controlar o problema com cremes e produtos indicados por um dermatologista ou, em casos mais graves, tratamentos via oral", diz.

Acne em adultos

Embora na maioria dos casos o problema diminua ou acabe com o passar dos anos, muita gente continua sofrendo com acne mesmo quando adulto. Nessa fase o queixo e as bochechas são as áreas mais afetadas e, geralmente, são as mulheres que mais sofrem. O uso de maquiagem pode ser um fator agravante, por isso a dica é escolher sempre cosméticos com fórmula "oil free". "A acne adulta é mais difícil de aparecer, então tratamentos mais leves que auxiliam na limpeza e renovação da pele são os mais indicados", afirma.

Acne genética

Se os pais têm cravos e espinhas, possivelmente os filhos também terão. Nesse caso o tratamento é mais complicado, pois é um tipo de acne que costuma aparecer no rosto todo e não tem uma causa específica, mas sim uma predisposição genética."Por ser um pouco mais grave, é necessário um tratamento mais rigoroso com antibióticos ou isotretinoína, sempre com acompanhamento médico, pois alguns remédios possuem efeitos colaterais e necessitam de um cuidado maior", explica.

Ela diz ainda que, as diferentes formas de tratamento para acne podem variar dependendo da gravidade do caso. "Procedimentos estéticos, como dermocosméticos, peeling químico e microdermoabrasão, lasers, luz pulsada também são indicados", finaliza.

Além das acnes nas diferentes fases da vida, a também os diferentes graus das acnes, que podem variar do grau 1 ao 5 independente da idade.

Diferentes graus de acne

Esses diferentes níveis se manifestam principalmente nos ombros, na face e na parte superior do torax. Conforme as características, o número e a intensidade a acne é classificada em 5 graus:
1. Acne Comedônica (Grau 1)

Apresenta apenas a presença de cravos. Sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos. Dos graus de acne é o mais leve. Existem três tipos de comedões, como são chamados os cravos.
O comedão fechado (cravo branco) é esbranquiçado ou cor da pele, possui forma esférica, após perfurado pode extrair uma massa esbranquiçada. Comedão aberto (cravo preto), que pode ser eliminado facilmente e pode sofrer inflamação.
2. Acne Pápulo-Pustulosa (Grau 2)

Existe a presença de cravos e espinhas pequenas, que possuem lesões inflamadas e com pontos amarelos de pus, chamados de pústulas. O quadro tem intensidade variável podendo ter muitas ou poucas inflamações.
3. Acne Nódulo-Cística (Grau 3)

É caracterizada pela presença de cravos, espinhas e cistos. Existe grande reação inflamatória, com lesões profundas, avermelhadas e dolorosas.
4. Acne Conglobata (Grau 4)
É caracterizada pela presença de cravos, espinhas e cistos, que causam uma inflamação mais grave e aparência desfigurada. Os nódulos possuem pus, são numerosos e grandes. Costumam aparecer no pescoço, face, tórax e até chegar a região glútea.
5. Acne Fulminans (Grau 5)
Surgimento de lesões graves, com cistos dolorosos que ulceram deixando cicatrizes. Sintomas como febre, mal estar e dor no corpo. Dos graus de acne é o mais raro e mais comum no sexo masculino.

Prevenção da acne

O aparecimento de acne depende muito dos hormônios e da predisposição em acumular sebo nos poros. Isso varia de pessoa para pessoa. Para quem já possui algum dos graus de acne ou indicio à ter pode tomar alguns cuidados para amenizar o seu quadro:
  • Evitar alimentos muito gordurosos e calóricos
  • Evitar exposição solar intensa e usar diariamente protetor solar
  • Controlar o estresse
  • Não mexer nas espinhas e cravos para evitar inflamações.

Tratamento para os diferentes graus de acne

Porém, se no seu caso já não se trata mais de prevenção e sim de um tratamento adequado para seu tipo de acne, o primeiro passo é buscar um dermatologista de confiança. O especialista vai examinar e dar o diagnóstico de qual dos graus de acne você apresenta.
Praticamente todos os casos de acne podem ser controlados. Alguns podem se resolver naturalmente e outros com auxílio de um tratamento tópico, utilizando produtos contendo peróxido de benzoíla, ácido retinóico e seus derivados, antibióticos e ácido salicílico, também loções adstringentes e esfoliantes.
O dermatologista pode optar também por tratamentos mais efetivos como antibióticos orais, pílulas anticoncepcionais ou reguladores de hormônios. Lasers, peelings e limpeza de pele também são formas de controlar a acne.


Leia também: 

Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta minha página no facebook !

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.