Ads Top

Seu peso ideal para sua altura: descubra se você está acima do que deveria

Para descobrir com precisão o quanto você está acima do seu peso ideal, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal. O IMC é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que indica se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado. Quando o índice está acima do indicado, o risco de desenvolver vários males, como diabetes e problemas cardíacos, são maiores.

Porém, quem tem o IMC abaixo do recomendável, também não está em segurança, já que pode desenvolver doenças relacionadas à subnutrição e carência de minerais. O importante é observar o quanto você está distante da meta e buscar soluções para se aproximar dela. Veja a seguir como calcular o índice.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado aos valores da tabela, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5
Tabela
Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
Entre 40 e acima = obesidade grau III
IMC menor do que 18.5 kg/m² - Peso abaixo do Normal
Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.


Seu peso pode ser considerada normal, mas com acúmulo de gordura abdominal

IMC 18.5 a 24.4 kg/m² - Normal

Seu peso está dentro da faixa considerada, no entanto, para algumas pessoas já há acúmulo de gordura na região interna do abdômen. Circunferência da cintura maior de 80cm em mulheres e maior de 94cm em homens podem indicar excesso de gordura. O recomendado é um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas.
IMC entre 24.5 a 29.9 - Pré-Obesidade
Seu peso já pode representar um risco considerável à sua saúde. Se você também tem pressão alta, diabetes ou aumento de colesterol, precisa buscar acompanhamento médico. Nunca utilize medicamentos sem a indicação de um profissional, e lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas.
IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m² - Obesidade classe ISeu peso causa risco aumentado para várias doenças, incluindo diabetes, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure seu médico para uma orientação adequada.
IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m² - Obesidade classe IISeu peso causa risco aumentado para várias doenças e tipos de câncer. Sua obesidade precisa ser tratada. Procure orientação médica.
IMC de 40 ou mais kg/m² - Obesidade classe IIIEsta categoria engloba todos as pessoas com mais de 40 kg/m2, muitas vezes, com obesidade mórbida. Procure orientação médica.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.