Ads Top

Barriga inchada na menstruação: médico explica e ensina a desinchar


Se você sente um inchaço na menstruação, não é preciso se alarmar. Esse fenômeno é bem comum e acontece com muitas mulheres no período menstrual. Para entender os motivos do aumento da circunferência da barriga e descobrir as formas de acabar com ele, conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. Rafael Botelho, médico do Hospital do Coração (HCor).

Inchaço na barriga é normal?

Segundo o especialista, é natural o corpo de algumas mulheres ficar mais inchado, principalmente antes da menstruação. “O ciclo menstrual pode ser dividido em dois períodos: pré e pós ovulatório. O momento da ovulação, que determina essa divisão, acontece por volta do 14º dia do ciclo. É quando aumentam os níveis de progesterona no corpo da mulher, responsável por causar essa sensação de inchaço. Ela fica mais evidente próximo da menstruação, cerca de uma semana antes, e pode durar, em média, até o quarto dia do período”, explica.

A partir do 14º dia do ciclo menstrual é comum que o corpo fique mais inchado
O que acontece é que a progesterona ativa um outro hormônio, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos. Com isso, o corpo todo fica mesmo mais inchado. O aumento da barriga fica mais evidente, muitas vezes, porque é mais fácil notar o inchaço ao fechar a calça jeans, por exemplo. Esses efeitos podem ser maiores ou menores em cada mulher e é possível que algumas nem sintam diferença.
Caso o inchaço perdure e passe muito dos quatro dias da menstruação, o indicado pelo especialista é procurar um médico para investigar outras possíveis causas da barriga inchada.

Como desinchar a barriga

A medida essencial para diminuir o inchaço durante a menstruação é cortar o consumo de sódio ou, ao menos, evitá-lo ao máximo. “Se você reduz o consumo de sódio, você reduz a retenção de líquidos”. E é preciso lembrar que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha. Existem alimentos ricos em sódio que são consumidos rotineiramente, como refrigerante (principalmente os ‘zero’), enlatados e outros.
Beber muita água e apostar bebidas diuréticas também pode ajudar. Apesar de esse não ser um tratamento contra o inchaço quanto mais líquido você consumir, mais líquido você vai eliminar. Veja na galeria opções de sucos, chás e alimentos diuréticos que vão te desinchar.

Shake com Gengibre: Essa misturinha milagrosa pode ser sua melhor amiga durante o período menstrual. Use como ingrediente 200 ml de chá verde, 1 fatia grossa de abacaxi, 1 pedaço pequeno de gengibre, 8 folhas de hortelã e 1 colher de chá de semente de linhaça. Bata tudo no liquidificador e, se quiser, acrescente algumas pedrinhas de gelo.


Chá de hibisco: Poderoso para desinchar e aliviar esse sintoma causado pelo aumento da progesterona no ciclo menstrual. Quer mais? alguns estudos sugerem que ele acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. ou seja, você pode unir o útil ao agradável e aproveitar para perder uns quilinhos.


Água de coco: Além de possuir outro muitos benefícios, a água de coco é diurético natural que pode acelerar a eliminação de líquidos pelo corpo. Ela ajuda a hidratar e favorece o funcionamento de todo o organismo.


Chá verde: Assim como o chá preto e branco, que também são preparados a partir da erva camellia sinensis, o chá verde também promove eliminação de líquidos e pode desinchar rápido. 


Melancia: É uma fruta que possui muita água em sua composição e pode favorecer a hidratação e eliminação de líquidos que podem estar retidos no corpo.


Chá de carqueja: Essa plantinha de gosto amargo elimina líquido do corpo, tem alto poder diurético e também ajuda como um laxante natural, o que também pode desinchar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.