Ads Top

Quanto tempo dura cada tipo de maquiagem: veja os prazos de validade médios

Esse é um dos erros mais cometidos entre as mulheres: não reparar se um produto de maquiagem está dentro do prazo de validade. Cosméticos vencidos nem sempre apresentam mudanças visíveis, que incluem alterações de textura, cheiro e cor. Mas, se você notar qualquer desses sinais, ou se a data de validade de sua maquiagem estiver vencida ou com a leitura já desgastada pelo tempo, suspenda o uso do produto. Aplicar cosméticos vencidos é estar sujeita a alergias, irritações ou outros problemas mais sérios de pele. Principalmente nas mucosas, como os olhos e os lábios.

Para prevenir a proliferação de fungos, bactérias, e evitar alergias e infecções, não guarde sua maquiagem no banheiro, pois a umidade pode estragá-la. Guarde numa frasqueira dentro do seu quarto ou armário, em local seco. Uma dica para não esquecer o prazo de validade de alguns produtos que a exibem apenas na embalagem externa (que é descartada): anote as datas em etiquetas ou em um papel guardado dentro da sua frasqueira ou nécessaire. Assim, sempre poderá conferir a validade antes de se maquiar. Conheça alguns prazos e entenda por que seu produto pode estar vencido.

Prazo de validade de maquiagens

Rímel: 3 meses
O ambiente, escuro e líquido, é palco perfeito para a proliferação de bactérias. O hábito de “empurrar” o aplicador de máscara para cílios pra dentro e pra fora reduz ainda mais a vida útil do produto. É que isso faz com que o ar entre na embalagem, o que facilita ainda mais a proliferação das bactérias. Quando estão com a fórmula comprometida, eles ficam mais espessos, exatamente, quando as mulheres costumam achar que ele tem mais efeito.
Delineador: até 6 meses
O delineador líquido tem prazo de validade curto, assim como a máscara para cílios, e pelos mesmos motivos. Depois de aberto, é seguro usá-lo por apenas três meses. Depois desse prazo ele tende a ficar “bifásico”, a textura muda e a pigmentação também. Os delineadores cremosos ou em gel duram até seis meses, e é muito fácil identificar que eles estão estragados, já que a textura muda e eles ficam duros e ressecados.
Base Oil Free: 12 meses | Base com Óleo: 18 meses | Corretivo: 18 meses
Mantenha suas bases e corretivos longe do calor, umidade e da luz do sol. Na hora de aplicar base ou corretivo sempre use uma espátula limpa, ou prefira embalagens pump, assim você não contamina o produto. Quando a base ou corretivo passam da validade também mudam de cor e textura. Muitos começam a ficar mais escuros e começam a empelotar ou separar os ingredientes, que você precisa “misturar” para que fiquem uniformes novamente.
Pó facial | Blush | Iluminador | Primer | Bronzer: em média 12 meses
A regra aqui é bem simples: os produtos cremosos duram até seis meses e os produtos em pó duram até dois anos. No entanto, a correta higienização dos pincéis e esponjas é essencial para a maior durabilidade do produto.
Sombras: em média 12 meses
As sombras cremosas duram, em média, seis meses, e depois disso começam a mudar de cor e tendem a ficar duras e/ou ressecadas. As opções em pó duram até 24 meses, porque são mais difíceis de serem contaminadas. Quando, contudo, começam a não pigmentar bem, a não “pegar cor” e a ficarem difíceis de serem aplicadas é hora de jogar fora.
Lápis de olho e de sobrancelha: 12 meses
Muito cuidado na conservação para que eles não acumulem fungos e bactérias que prejudicam os olhos e causam alergias sérias. Lápis duram mais do que máscaras e cremes porque a cada vez que você faz a ponta uma nova superfície surge. Por isso, mantenha o apontador limpo e, sempre após o uso do lápis, aponte-o antes de guardar.
Batom: 12-18 meses | Gloss: 6-12 meses
Os batons e os lápis de boca duram, em média, 18 meses, podendo durar até dois anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais. O batom, após o prazo de validade, fica seco, perde a cremosidade e o cheiro característico. Já o gloss costuma mudar de textura após seis meses e exige muito cuidado com o uso, uma vez que o aplicador entra em contato com os lábios e depois volta pra dentro da embalagem, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.



fonte:http://www.bolsademulher.com/beleza/quanto-tempo-dura-cada-tipo-de-maquiagem-veja-os-prazos-de-validade-medios

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.