Ads Top

Menstruação com coágulos de sangue: o que pode ser? Entenda



Se assustou quando um pedaço de sangue saiu durante a menstruação? A alteração é bastante comum e costuma causar preocupação em quem se depara com a surpresa durante o período menstrual. Mas, afinal, será que é preciso mesmo ficar alerta? Esses coágulos podem ser indício de alguma doença? O ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, explicou o que causa essa alteração.

Por que a menstruação vem com pedaços?

Segundo o profissional, os pedacinhos de sangue são partes do endométrio, que se descola naturalmente do útero da mulher para que ocorra a menstruação. “A menstruação vem da descamação do tecido que fica dentro do útero e isso acontece com todas as mulheres, é natural. O que acontece de diferente para que o sangue venha com coágulos é a quantidade de sangue. Pode ser que a eliminação do endométrio venha maior ou menor intensidade, dependendo da ação hormonal, para eliminar mais ou menos tecido endometrial”, esclarece.
Essa intensidade do fluxo é bastante individual e o fenômeno pode acontecer de diferentes formas com cada mulher. É possível que seja uma característica comum àquela pessoa e que ela tenha todas as menstruações com pedaços de sangue. Também pode acontecer de ser um caso isolado, em apenas uma menstruação, e que não se repita nas próximas.

Causas das mudanças de fluxo

As alterações de fluxo que podem gerar os coágulos têm origens distintas. Entenda algumas possíveis causas capazes de influenciar no ciclo menstrual, aumentando ou diminuindo o fluxo – o que pode resultar no surgimento ou desaparecimento dos pedaços de sangue.
Miomas  Existem mulheres com ciclo normal que, com a idade, passam a desenvolver miomas. Eles fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos.
Menopausa  Nesse período, que costuma ter início nas mulheres por volta dos 40 anos, acontecem alterações hormonais que podem fazer a formação de tecido endometrial ficar anormal. Com isso, algumas passam a ter sangramentos irregulares e muito intensos, que não respeitam o ciclo, e vêm acompanhados de coágulos.
Pílula anticoncepcional A pílula tem uma carga de hormônio que influencia diretamente no fluxo sanguíneo. Mas, no caso, ela agiria de forma a eliminar os pedaços de sangue em mulheres que têm menstruações com essa característica. “Quando a mulher toma pílula a camada do endométrio afina e a tendência é o sangramento diminuir, deixando de ter coágulos”, explica Dr. Borrelli.

Menstruação com sangue coagulado pode ser doença?

“Quando o fluxo intenso acontece, o sangue acumula na cavidade da vagina e o que era líquido se transforma através de um mecanismo de coagulação natural. Isso não é uma patologia, é um mecanismo individual. Às vezes é de um ciclo que a mulher sangrou mais e veio com coágulo, mas depois não vem mais. Ou pode ter por característica acontecer sempre. De toda forma, esse não é um claro sinal de alguma doença”, acalma o médico.



Apesar de o sangramento em coágulos ser uma condição comum e que não indique claramente uma doença, é possível que ele tenha origem patológica. Contudo, Dr. Celso Luiz Borrelli garante que não é necessário se preocupar demais, porque o mais comum é que não haja nenhum problema ginecológico.
“O que pode acontecer é se descobrir através dessa menstruação irregular e com coágulos que a menina tem alguma alteração relacionada à coagulação do sangue, aos fatores ligados a isso, e não à ginecologia. Pode ser um distúrbio da parte hematológica que faça o sangramento ser intenso demais. Mas essa é uma condição rara”.

 

Preciso procurar um médico? Há riscos?

Mesmo sem os coágulos indicarem nada grave, se eles se tornarem constantes o profissional indica procurar por um médico. Isso porque somente um especialista poderá fazer os exames necessários para descobrir a causa da intensidade de eliminação de sangue durante a menstruação e, se necessário, tomar os cuidados necessários para evitar uma possível anemia causada pela eliminação intensa de sangue. "Esse seria o possível risco de uma menstruação com pedaços de sangue, desenvolver uma anemia, já que essa característica indica uma grande perda de sangue no período menstrual".

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.