Ads Top

Tirando todas as dúvidas sobre cabelos cor fantasias: qual melhor marca, duração da cor, como se pinta, como cuidar?


Hoje vou falar sobre as tintas fantasias: como se pinta, duração da cor, marcas nacionais e internacionais. Tudo para esclarecer qualquer duvida para quem pretende adotar essa nova moda de ter as madeixas coloridas!

Antes de mais nada, vou dar uma explicação básica do que tinta fantasia:




O que é tinta fantasia?

Tintas fantasia são tonalizantes capilares de cores não-naturais.
A maioria é semi-permanente ou demi-permanente.
É composta basicamente de pigmento + fixador + creme/gel/algo para dar a 'base' (aí depende da marca).
A maioria delas é vegetal.
Não tem amônia e nem precisam ser misturadas em emulsão/água oxigenada.


Qual é a melhor tinta?

Isso é muito relativo.
Qual é o objetivo? Você quer tingir o cabelo inteiro/mechas? Quer uma que dure bastante ou não? Quer uma cor mais neon/fechada?
Para começar, vamos apresentar algumas delas:

Tintas fantasia nacionais:

Alta duração:

Candy Color




Exotic Color




Média duração:

Creative Crazy colors



Tec Italy Designer Color



Keraton Hard Colors Fix



Baixa duração:

Keraton Hard Colors Tonalizante



Tintas fantasia internacionais: 

Alta duração:

Special Effects




Manic Panic



Raw



Punky Colour



Directions




Média duração:-
Baixa duração:- 
Emoticon tongue

A questão da durabilidade das cores:
Isso vareia de marca, umas tem a composição mais aquosa outras tem composição em gel. Mas tem outra forma que pode fazer a tinta do seu cabelo não durar muito, tudo depende da forma que você trata de suas madeixas:
Com que frequência você cuida deles? Qual a frequência que você lava o cabelo? Com quais produtos? Fica muito exposto ao sol, água do mar e piscina?
Sendo assim, se você mal cuida do cabelo, ele se torna POROSO. Ficando assim, ele não segura a tinta por muito tempo!
Usar shampoo anti-resíduos vai tirar toda a tinta do seu cabelo! Pois ele é um shampoo que faz uma limpeza profunda dos fios.
A quantidade de lavagens do cabelo também interfere muito, quanto mais se lava, mais rápido vai desbotando a cor.
Tintas clarinhas vão sair mais rápido!
Para conseguir deixar uma cor pastel, seu cabelo TEM que estar quase BRANCO! Você usará algumas gotas da sua tinta fantasia (depende do volume do seu cabelo) misturado ao creme BRANCO de hidratação! Aí você passa no cabelo seco.

A maldita cor ROSA! Tem o pigmento forte: por isso ela impregna no cabelo e demora milênios pra sair (por mais que você use o dekap color ou descoloração ou shampoo anti-resíduos).
Violeta GencianaAzul de metileno e Anilina de madeira NÃO são tinta fantasia! Mas são uma ótima opção para quem tá sem grana para comprar uma tinta de cabelo! E também dão um quebra-galho quando a cor desbotar!

Prolongando a duração da cor
Não tem jeito! Cada vez que você lavar o cabelo com shampoo ele vai tirar uma boa parte da tinta dos seus fios. É assim com as cores “fantasia” mais do que com as cores “naturais”. Shampoos sem sal são mais suaves nesse sentido.
Há uma dica ótima: coloque tinta no seu creme!  Você pode colocar tinta no creme de hidratação e já deixar uma mistura pronta pra retocar e hidratar toda vez que lavar o cabelo.


Como pintar:
1) Com o cabelo bem sujo, aplicar mistura de pó descolorante com água oxigenada. Descolorir o cabelo até atingir um loiro claríssimo (o mais claro que o seu cabelo aguentar, quanto mais claro mais colorido vai ficar). Tá na moda pintar só as pontas, o famoso dip-dye ou fazer um ombré do natural pro colorido.
2) Lavar e secar o cabelo.
3) Aplicar a tinta colorida (da mesma maneira que uma tinta normal) no cabelo e deixar por 20 a 45 minutos. Cabelos mais descoloridos absorvem melhor e mais rápido a tinta.
4) Lavar com shampoo específico para cabelos coloridos (como é o shampoo que vai lavar a tinta do seu cabelo, então é legal escolher um bom pra cor durar mais), um bom condicionador e um creme de tratamento para recompor os fios que sofreram no processo de descoloração.
5) Secar o cabelo com cuidado, de preferência com um produto protetor-térmico porque seu cabelo vai estar sensível devido ao processo de descoloração.

Como cuidar:
  • Hidratar com todos os produtos que você puder. O processo durante o banho é: Shampoo (sem sal), condicionador, máscara dessas de 3 a 5 minutos. Depois de limpo, hidratante em spray, leave-in, óleo para as pontas (tipo Argan). Sempre que puder, vá ao cabeleireiro fazer uma sessão mais caprichada de hidratação. 
  • Sempre escolha as linhas de produtos hidratantes ou nutritivas, para cabelos secos e quebradiços. Esse agora é o seu cabelo. Eu não escolho os para cabelos coloridos porque normalmente são fórmulas que mantêm a cor, mas não tratam tão bem.
  • Fuja de mar e piscina. Eles destroem o cabelo. Lembre-se que os seus fios estão tipo uma esponja e o cloro vai entrar lá dentro da estrutura dele e deixa-lo ainda pior. No caso do mar, o sal é o verdadeiro inimigo. Por isso shampoo sem sal é melhor.  
  • Evite ao máximo chapinha, babyliss e secador longe dos fios e se possível sempre com protetor térmico. O calor faz muito mal pro cabelo! Eu sempre deixo secar ao natural mesmo e isso já ajuda bastante o cabelo a não enfraquecer. Eu sei que pra muita gente isso é impossível, mas não custa sugerir...


Minha experiência:

As tintas que já uso/usei são a da marca Alfhaparf Creative Crazy Colors. Gosto muito dessa marca, deixa o tom de azul que gosto. Conforme vai desbotando ele vai ficando esverdeado, no meu cabelo dura 1 mês lavando o cabelo de 1 a 2 vezes por semana. Também já usei o da keraton Hard Colors Fix na cor Pinup blue (é a 1° vez que uso essa marca), porém não gostei da cor, mas isso vai de gosto de cada pessoa, pois prefiro cores claras e essa tinta tem um tom de azul escuro. Quando passei ficou um azul vareando para o roxo, mas conforme vai desbotando, o azul continua escuro e o roxo vai sumindo. Estou com essa tinta faz 1 mês, e a cor só está desbotando agora, ela durou bastante sim, pois contem oxigenada volume 7 em sua fórmula. Já a Hard Color tonalizante não dura nada no cabelo, é ideal para quem gosta de mudar sempre de cor.
Pretendo experimentar outras marcas também, mas isso só futuramente... :)






Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta minha página no facebook !


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.