Ads Top

É possível perdoar uma traição? Especialista opina



Casos como o da novela “Amor à Vida”, em que o personagem César, interpretado por Antônio Fagundes, trai a esposa com a sua secretária Aline, vivida por Vanessa Giácomo, não acontecem somente na ficção. A traição existe na vida real e é uma das situações mais difíceis e dolorosas de lidar, pois traz à tona uma sensação de solidão, injustiça, baixa autoestima e raiva do parceiro.

Na novela 'Amor à vida' César trai a esposa com a secretária

Por que os homens traem?

Segundo a especialista em relacionamentos Sheila Rigler, da agência Par Ideal, nem sempre o sexo é a grande causa da infidelidade. "Hoje, os infiéis buscam fora de casa aquela satisfação emocional como gestos carinhosos, afeto, reconhecimento e cumplicidade”, diz. Entre as explicações mais comuns, ela cita a insatisfação no relacionamento, em função da ausência do parceiro, dificuldades financeiras, monotonia, curiosidade, busca pela autoafirmação, carência e falta de diálogo.

Como lidar com a traição

Ela diz que, ao perceber os sinais de uma traição, é importante conversar com o parceiro e tentar esclarecer antes de tomar qualquer atitude precipitada. "Nessas situações é fundamental que a pessoa traída não se sinta culpada e procure descobrir o que levou o companheiro a agir dessa forma. Além disso, fazer uma reflexão se vale a pena ou não levar o relacionamento adiante e agir de forma sensata pode ajudar nesse processo doloroso", afirma.
É preciso pensar bem antes de se decidir pela separação ou pelo perdão. "A traição não significa, necessariamente, que o amor acabou, mas superá-la pode não ser tão fácil assim", diz a especialista. Muitos fatores estão envolvidos na decisão. Além das dificuldades emocionais do casal, há também o preconceito de amigos e familiares que podem acabar influenciando e impedindo que haja uma reconciliação. “Se a pessoa realmente deseja dar a volta por cima, não deve ligar para opiniões alheias e aproveitar a crise para reconstruir a paixão, perdoar de verdade, sair da rotina, manter a discrição e acreditar no amor. Isso pode ajudar o casal a colocar um ponto final na história e enterrá-la definitivamente”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.