8 tipos de cabelo e o tratamento ideal para cada um
Cada cabelo tem uma necessidade diferente e um tratamento especĂfico. Por isso, para ajudar nossas leitoras com o tratamento adequado para diferentes tipos de cabelos, separamos dicas para cada um deles, indicando produtos e recomendações especĂficas. Acompanhe!
Hidratação, nutrição e reconstrução
Antes de partirmos para as especificidades de cada cabelo, Ă© necessário saber bem a base do tratamento capilar. Ela Ă© composta por trĂŞs etapas: a hidratação — que busca repor a água nos fios —, a nutrição — que se preocupa com a reposição de lipĂdios — e a reconstrução — que repõe as proteĂnas dos cabelos.
Uma máscara pode não ser a mais adequada para você, por exemplo, porque seus cabelos precisam de nutrição e o creme tem funções reconstrutoras.
A hidratação Ă© o princĂpio de qualquer tratamento capilar. Por isso, ainda que os seus fios precisem de uma reconstrução ou de nutrição, eles devem ser hidratados antes de receber qualquer tratamento reconstrutor.
Isto se deve Ă composição dos cabelos, formados, em sua maior parte (cerca de 90%), por queratina, uma proteĂna que possui 18 aminoácidos em sua estrutura. 2% dos fios sĂŁo compostos por minerais, tais como o alumĂnio, o cobalto e o zinco. Os 8% restantes sĂŁo formados por água, pentoses, lipĂdios, glicogĂŞnio e ácido glutamĂnico.
Quando um cabelo chega a “pedir” por uma reconstrução, ele já perdeu uma sĂ©rie dos nutrientes que o constituem, como o alumĂnio, o ferro, o zinco, o cobre e, principalmente, a água. Tudo isto antes que ele inicie o processo de perda de proteĂnas.
Por esse motivo, fazer uma hidratação antes de qualquer tratamento é essencial, afinal, a reconstrução ou a reparação podem desidratar o cabelo, daà a necessidade de preparar bem a fibra capilar.
O grande objetivo da nutrição Ă© fazer a reposição lipĂdica dos fios, lubrificando a fibra e selando a hidratação dos fios. As proteĂnas sĂŁo beneficiadas pela etapa de reconstrução. Já os lipĂdios, o glicogĂŞnio e a água sĂŁo beneficiados no momento de hidratar e nutrir os cabelos.
Ao contrário do que o senso comum afirma, nĂŁo sĂŁo somente os alisamentos, os tingimentos e os outros processos quĂmicos os responsáveis pela mudança na estrutura do cabelo e pela consequente necessidade de reconstrução. A exposição excessiva ao sol, ao vento, Ă poeira, bem como o uso constante de secador, babyliss ou chapinha tambĂ©m causam danos Ă saĂşde dos cabelos.
Desvendando mitos: a hidratação definitiva e a selagem
O desespero por um resultado imediato e econĂ´mico pode nos levar a tratamentos fundados em mitos. Por isso, Ă© tĂŁo importante combinarmos os conhecimentos caseiros ao acompanhamento de um profissional, que entenda a estrutura dos seus cabelos para oferecer os melhores tratamentos possĂveis.
Um dos maiores mitos dos salões de beleza é a hidratação definitiva. Hidratar a fibra capilar é um cuidado que deve ser constante e, de preferência, com produtos de confiança, que forneçam todos os ingredientes necessários aos seus fios. Não há uma hidratação definitiva que hidrate o cabelo de maneira permanente!
Já a selagem sofre com desencontros de vocabulário. Ao contrário da definição fornecida pelo senso comum, selar não significa alisar. Este verbo precioso para quem deseja manter o bom aspecto dos fios se refere ao fechamento deles, criando uma camada protetora.
Esta etapa Ă© extremamente importante, especialmente, para cabelos porosos. De nada adianta fazer uma bela hidratação se toda a água reposta evaporar em poucas horas. Assim, depois de hidratar os fios, selamos esta etapa com ingredientes que os protejam e dificultem o processo de perda d’água.
Para potencializar a hidratação dos fios, é preciso seguir as seguintes etapas:
1) Proteção térmica
Feita durante o processo de hidratação, a proteção térmica tem a grande função de fazer com que os tratamentos tenham maior durabilidade.
Uma das principais substâncias de uma máscara hidratante Ă© a glicerina, um umectante que retira a umidade da regiĂŁo e a transfere aos fios. Mas, e se o ambiente de aplicação estiver com baixa umidade no ar? Nestes casos, a glicerina tende a ter reação contrária, já que ela Ă© um agente quĂmico que busca o equilĂbrio no ambiente.
Assim, ela passa a retirar a umidade dos fios e a transfere para o ar. Por isso, é essencial usar uma proteção térmica, como uma touca, para que os fios fiquem bem abafados durante o processo de hidratação e não percam água para o ambiente.
AlĂ©m disso, o calor produzido pela touca abre as cutĂculas dos fios, facilitando a absorção das substâncias.
2) Como deve ser feita a selagem dos fios?
Após aplicar a máscara hidratante, use um leave-in (qualquer produto sem enxágue, como pomadas, séruns e creme para pentear, por exemplo) adequado para os seus fios e coloque a touca.
Esta pelĂcula protetora vai diminuir a porosidade de seus fios e fazer com que a hidratação nĂŁo seja perdida tĂŁo rapidamente. Quem pesquisa sobre o assunto sabe: a mesma facilidade que um fio poroso tem para absorver água, ele tambĂ©m apresenta para perdĂŞ-la.
A porosidade é extremamente comum nos fios cacheados, já que a forma espiralada dos fios não permite que a oleosidade do couro cabeludo vá até as pontas.
3) A porosidade nos cabelos tem tratamento?
Sim, há tratamento! No entanto, como os cabelos são formados por tecido morto, que não se regenera, os danos de fibra capilar não podem ser curados. Uma vez danificados, todo o processo para tratamento dos fios porosos tem como objetivo mascarar estes efeitos de forma temporária.
DaĂ, a necessidade constante de aplicação dos produtos nutritivos e reconstrutores. O preenchimento das fissuras entre as cutĂculas dos cabelos Ă© feito por meio das seguintes formas: instantaneamente, com a aplicação de leave-ins, ou de maneira duradoura, por meio de umectações e de tratamentos de arginina, proteĂnas e ceramidas.
Ampolas de vitaminas
As ampolas sĂŁo Ăłtimas soluções para obter melhores resultados durante o tratamento de hidratação. Enriquecidas com vitaminas e ingredientes reparadores, elas sĂŁo acessĂveis e podem ser combinadas ao tratamento diário para os fios. No entanto, Ă© preciso cuidado para escolher o produto que irá suprir as necessidades de seus cabelos.
Vale lembrar: não misture o conteúdo das ampolas ao pote de creme. Faça a mistura separadamente em um recipiente, obedecendo a proporção de uma ampola (cerca de 5 mL) para três colheres de sopa de creme.
Aplique, imediatamente, nos fios, massageando-os e deixando agir pelo tempo referido na embalagem do creme. O extrato de uva e o de bambu, por exemplo, sĂŁo universais: o primeiro ajuda a dar brilho aos fios e o segundo fortalece a raiz, estimulando o crescimento do cabelo.
Ao longo do texto, indicaremos, também, as melhores ampolas de vitaminas para cada tipo de cabelo.
Cabelos oleosos
Geralmente, quem tem a pele oleosa também costuma ter os cabelos oleosos. Por isso, evite alimentos gordurosos e fique atento aos cuidados diários. Mexer muito nos cabelos, prender os fios e usar chapéus para disfarçar só piora o problema.
Por esse motivo, o melhor é deixá-los soltos, para que o ar circule entre os fios e melhore a respiração do couro cabeludo. Se o seu cabelo é liso e oleoso, busque por ingredientes como glicosamina, glicerina e óleo de damasco, que não pesam os fios e deixam eles bem soltos. Passe os ingredientes da metade do cabelo para as pontas, jamais na raiz!
Os cabelos oleosos, tambĂ©m, podem ser resultado de um excesso de cosmĂ©ticos, que tendem a acumular resĂduos no couro cabeludo. Aos poucos, os fios ficam mais oleosos e o crescimento deles Ă© interrompido.
Por causa deste fenĂ´meno, tem sido difundida a prática do detox capilar. A intenção da desintoxicação Ă© limpar a pele, em que o fio nasce. O tratamento pode ser feito com aplicação de proteĂnas, multi-nutrientes, extratos de ervas e suco verde.
Consulte um profissional de confiança para saber qual o melhor procedimento para vocĂŞ. O serviço Ă© oferecido em alguns dos melhores spas do paĂs e pode ser alternado Ă sua rotina de beleza.
Dica preciosa de home care: a lavagem diária pode estimular a produção de Ăłleo. Em casa, vocĂŞ pode fazer a lavagem dos cabelos em dias alternados, optando por água morna. No Ăşltimo enxágue, use água mineral para fechar os poros e para melhorar o brilho dos fios. Deixe o secador, o babyliss e a chapinha de lado, pelo menos, por alguns dias, para que seus cabelos possam “repousar”.
A argila Ă© um Ăłtimo ingrediente para cabelos oleosos, pois ela retira toxinas e repõe os nutrientes dos cabelos sem depositar resĂduos em excesso sobre os fios. Consulte o seu cabeleireiro sobre a melhor argila para o seu cabelo e complemente o tratamento profissional com os cuidados em casa.
Cabelos secos
Cabelos ressecados sĂŁo os campeões nos pedidos de socorro de salões de beleza em todo o paĂs. VocĂŞ sabe como identificá-los? As principais caracterĂsticas de uma cabelo ressecado sĂŁo a aspereza, a falta de maleabilidade e um barulho, semelhante ao barulho da palha, quando esfregamos os fios uns nos outros.
Embora não seja exclusividade deles, os cabelos cacheados possuem maior tendência a ressecar. Como dissemos antes, este fenômeno se deve à própria estrutura dos fios, que cria obstáculos para a oleosidade do couro cabeludo chegar às pontas dos cabelos. Por isso, separamos algumas dicas especiais para as cacheadas!
O mito do relaxamento para “soltar os cachos”
Mulheres com cabelos cacheados, atenção! Se o seu cabeleireiro sugerir o relaxamento como forma de tratar os seus cabelos, é melhor você buscar outro profissional.
Os fios enroladinhos precisam de cuidados criteriosos, baseados em muita leitura, e a aplicação de produtos de relaxamento para “soltar os cachos” Ă© apenas um mito. Estes produtos, formados por hidrĂłxido de sĂłdio ou amĂ´nia, quebram as pontes de enxofre que formam a estrutura cacheada do fio. Portanto, o relaxamento Ă© apenas mais um processo para alisar os cabelos.
Que tipo de produtos os cabelos cacheados devem usar?
A hidratação é um procedimento essencial para os fios ressecados. Shampoos para cabelos cacheados devem limpar as impurezas sem influenciar na oleosidade natural dos fios.
Para cabelos extremamente secos, busque ampolas com vitamina E, que nutre os fios profundamente. Ao fazer a hidratação em casa, lembre-se bem de espalhar os produtos ao longo do fio, jamais deixando chegar na raiz.
Alterne o procedimento caseiro com uma hidratação profissional, pelo menos, uma vez ao mês, para que o seu cabeleireiro também possa acompanhar o estado dos seus cabelos.
Cabelos tingidos
Os fios tingidos são alguns dos que demandam maior cuidado. Colorações suaves pedem, pelo menos, a cada quinze dias, uma máscara especial para cabelos coloridos para manter a durabilidade da cor e evitar o desbotamento.
Já quem usa soluções clareadoras precisa repor os nutrientes perdidos no processo, daà a necessidade de usar uma máscara de nutrição uma vez por semana. Óleo de amêndoas, óleo de argan, manteiga de karité são extremamente nutritivos! Mechas, alisamentos e descolorações pedem ainda um tratamento de reconstrução a cada semana.
Uma linha reparadora pode ser uma alternativa ao uso de tratamentos hidratantes, que dão mais força e maciez aos fios.
Cabelos descoloridos
Como dissemos acima, os cabelos descoloridos perdem uma série de nutrientes no processo e, por isso, a etapa de nutrição é tão essencial para os fios.
Os cabelos platinados, tendĂŞncia de 2015 que promete permanecer em 2016, exigem cuidados especiais. Platinar o cabelo exige muito tempo no salĂŁo e retocar a raiz pode demandar ainda mais tempo (cerca de oito horas).
Por causa de suas especificidades, o recomendado Ă© que vocĂŞ faça o procedimento no salĂŁo. Afinal, um cabeleireiro sabe lidar com a formação de faixas amareladas e conhece as práticas para evitar possĂveis queimaduras.
Um banho de brilho é uma das melhores maneiras para evitar os tons amarelados. Peça indicações profissionais dos melhores produtos para o seu cabelo. Além disso, os cabelos quebram bastante com o processo de descoloração e, antes de ficar assustada com a quantidade de cabelos quebrados na escova, procure por tratamentos adequados para reestruturar os fios.
Outra situação em que é preciso ficar de olho é a chegada do verão. A menos que você não tenha problemas com fios em tom de musgo, é melhor ter cuidado ao entrar na piscina.
Cabelos volumosos e com frizz
O frizz Ă© constituĂdo pelos cabelos quebrados ou que ainda estĂŁo nascendo no couro cabeludo. Eles se arrepiam por causa da eletricidade e das variações climáticas. Por isso, nĂŁo há formas eficientes de acabar com o frizz. Tudo o que fazemos Ă© prevenir a sua formação e mascarar os já existentes.
Produtos que pretendem diminuir o frizz podem atuar das seguintes formas: fortalecendo os fios, prevenindo a quebra ou promovendo o que chamamos de maquiagem capilar. Mascarar o frizz dos cabelos é um processo descomplicado e, para isso, você precisa apenas de silicones, produtos de modelagem, leave-ins ricos em manteiga e/ou óleos vegetais, séruns, dentre outros.
Os cabelos bem volumosos interagem bem com proteĂnas, manteiga de karitĂ©, ceramidas e vitamina E, que deixam o cabelo menos armado e controlam o efeito de frizz.
Cabelos danificados
Processos quĂmicos mais fortes, com potencial para danificar os cabelos, demandam um tratamento reconstrutor, tratando as camadas externas do fio. É essencial que, nestes casos, as primeiras etapas sejam feitas no salĂŁo de beleza, com acompanhamento de um profissional de confiança. A vitamina D tambĂ©m Ă© benĂ©fica para cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.
Cabelos com quĂmica
Um bom cabeleireiro Ă© tambĂ©m um grande alquimista. NĂŁo dá para se esquecer das lições de QuĂmica na escola quando vocĂŞ lida com ela no dia a dia. Por isso, o termo “quĂmica” no universo da beleza Ă© tĂŁo confuso. Afinal, se todos os produtos que usamos sĂŁo quimicamente preparados (lembre-se que vocĂŞ tambĂ©m Ă© pura QuĂmica!), o que Ă© um “cabelo com quĂmica”?
Chamamos de “quĂmica” qualquer tipo de progressiva, de relaxamento ou de tratamento que interfira na estrutura capilar, incluindo tingimentos, luzes e as escovas japonesas.
Estes cabelos exigem cuidado especial para tratamento, pois alguns componentes quĂmicos nĂŁo sĂŁo compatĂveis entre si. Por esse motivo, Ă© necessária uma avaliação prĂ©via dos fios com a ajuda de um profissional, antes da aplicação de qualquer tratamento.
Neste cenário, o ideal é fazer um teste de mecha para verificar a tolerância dos fios, identificando, assim, o quanto eles foram forçados para que não fiquem ainda mais frágeis.
Se você recebeu o sinal verde para fazer o tratamento em casa, procure nas fórmulas do produtos se há ingredientes como óleo de abacate, oliva ou aminoácidos da seda. Você pode aplicar a máscara até duas vezes por semana.
Cabelos alisados e relaxados
Após o processo de alisamento, os cabelos podem ficar ressecados, enfraquecidos e oleosos, perdendo, até mesmo, o balanço e o brilho. Para que estes cabelos fiquem com uma boa aparência, é preciso fazer uma boa hidratação periodicamente e procurar por produtos que removam a oleosidade do couro cabeludo.
Está considerando fazer um novo processo de alisamento? Antes, verifique com seu cabeleireiro de confiança se os seus fios estão em bom estado para receber o procedimento. Caso os seus fios estejam muito danificados, considere fazer uma hidratação e uma reconstrução de queratina antes do alisamento.
Uma hidratação Ă© bem-vinda alguns dias apĂłs o alisamento. A cada semana, faça hidratações com cremes especĂficos para cabelos quimicamente mantidos.
Quanto menor o número de lavagens, mais tempo o alisamento persiste. Por isso, procure lavar os cabelos, ao máximo, a cada dois dias. Alterne, também, entre linhas reconstrutoras, que repõem a massa dos cabelos, e linhas hidratantes, com manteigas e óleos. O murumuru é excelente para casos de ressecamento extremo. Caso a sua raiz fique oleosa, considere usar, vez ou outra, um shampoo seco.
O secador ajuda a prolongar o efeito dos alisantes, já que a maioria deles é termoativada. Por esse motivo, não deixe os cabelos secarem naturalmente! Apenas tenha cuidado com a temperatura da chapinha ou do secador: não deixe que estes aparelhos ultrapassem os 180 ºC! Até porque, ninguém quer queimar os fios e a pele da região do pescoço, certo?
Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor cuidado para os seus fios? Procure a ajuda de um profissional que possa avaliar os seus cabelos e indicar o melhor tratamento para eles. Verifique se ele tem especialização em tratamentos.
Um bom cabeleireiro precisa estar sintonizado com novas tecnologias e saber qual processo quĂmico foi aplicado anteriormente nos seus cabelos para definir os prĂłximos passos.
Se você gostou de nossas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta nossa página no facebook !
Nenhum comentário: