Muita fome? Descubra como driblar os maiores desafios da dieta e alcançar sua meta
Você começa a dieta, e poucos dias depois sente a fome quase insuportável, ou o humor lá embaixo? Esses são apenas dois dos muitos desafios de entrar em um programa de emagrecimento, que levam muita gente a desistir no meio do caminho. Para manter o foco e conquistar seu objetivo, descubra como se livrar das maiores dificuldades e permanecer no ritmo.
MUITA FOME
O aumento da fome é muito comum ao optar por uma dieta restritiva, já que a mudança de hábitos nunca é aceita com facilidade pelo organismo. “Quando submetemos nosso corpo à privação de calorias ele reage reduzindo suas taxas metabólicas a aumentando a produção de um hormônio chamado GRELINA, que é um estimulante do apetite”, explica a endocrinologista e nutróloga JULIANA BICCA, Fellow Researcher em Neuroendocrinologia pela Columbia University.
De acordo com a especialista, o primeiro passo para reduzir esse problema é AUMENTAR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS, já que muitas vezes a sede é confundida com fome. “FAZER PEQUENAS REFEIÇÕES A CADA TRÊS HORAS TAMBÉM AJUDA, pois você evita um pouco a redução do metabolismo basal que existe com as dietas porque o alimento tem efeito térmico que estimula. Consumir alimentos que promovam saciedade, como os ricos em gorduras saudáveis, é outra medida que ajuda”, completa.
AUMENTAR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS
Não adianta apenas comer bem, quem quer emagrecer precisa ter uma boa ingestão de líquidos, o que nem sempre é fácil. Para ajudar, use a tecnologia a seu favor: “ATUALMENTE EXISTEM VÁRIOS APLICATIVOS PARA APARELHOS MULTIFUNCIONAIS QUE AJUDAM NESTA TAREFA, e você pode programar alarmes para lembrar-se de ingerir água e estipular uma meta de consumo diário. Evite chás e sucos, pois muitas vezes são bebidas calóricas e que podem atrapalhar a perda de peso, PREFIRA ÁGUAS AROMATIZADAS E COM GENGIBRE, QUE AJUDAM NO EMAGRECIMENTO. Uma dica para saber a quantidade certa é observar a urina, se ela estiver amarela viva, mais escura e com odor, você está ingerindo pouca água. Se estiver bem clara, quase como água, está tudo bem”.
RESISTIR ÀS TENTAÇÕES DE FIM DE ANO
Fim de ano é época de confraternizações no trabalho e com os amigos, geralmente feitas em bares e outros locais com aqueles alimentos calóricos e difíceis de resistir. “SE VAI TER UM JANTAR À NOITE, PROCURE FAZER REFEIÇÕES BEM MAIS LEVES AO LONGO DO DIA. Ele é sensacional? Sirva-se primeiro de saladas e abuse das folhas verdes, sem molhos pesados, e se os docinhos forem irresistíveis, pegue mais leve no jantar e não abuse da bebida alcoólica para poder comê-los. SE FOR BEBER, EVITE REPETIR O PRATO PRINCIPAL OU CORTE A SOBREMESA, o jeito é compensar de alguma forma”, indica.
Mesmo com essas dicas você não conseguiu resistir aos excessos? Mantenha a calma e corra atrás do prejuízo. “GASTE UM TEMPINHO A MAIS NA ACADEMIA NO DIA SEGUINTE. Lembre-se que este não será o último fim de ano e nem festa, então não precisa comer ou beber como se fosse a última vez”, aponta.
OS QUILOS NÃO DIMINUEM NA BALANÇA
Você está seguindo todo o programa alimentar e de exercícios há algum tempo e os números da balança não abaixam? Mantenha a calma, pois nem sempre isso é um sinal de que seu esforço não está valendo a pena. “Um quilo de músculo e de gordura pesam o mesmo, mas o volume de gordura é muito maior para chegar a esse um quilo. O que ocorre nas pessoas que estão começando atividade física é que PODE HAVER AUMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA DENTRO DOS MÚSCULOS E ALGUMAS ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS LOCAIS QUE PODEM EM UM PRIMEIRO MOMENTO DAR A IMPRESSÃO DE AUMENTO DE PESO, mas não se deixe enganar: se estiver fazendo tudo certinho, e percebendo redução de medidas, pode ter certeza que os resultados irão aparecer”, conta.
Se você gostou das minhas dicas, continue acompanhando o blog da Mayumi Ohasi e curta minha página no facebook ;) !
Nenhum comentário: