15 motivos para sua make NÃO ficar perfeita
Volta e meia a maquiagem não fica exatamente como se deseja por um ou outro detalhe: o delineador que fica borrado ou o tom do batom não ganha o efeito que se imaginava. Em outros casos, os exageros podem ser percebidos à distância, como o blush muito escuro ou a base pesada. Para acabar de vez com todas as dúvidas na hora de se maquiar e criar a maquiagem perfeita, confira a alguns truques e onde pode estar o erro.
A pele perfeita
Ao comprar uma base, não se deve testá-la no dorso da mão como muitas mulheres ainda fazem. O ideal é prová-la diretamente no rosto, já que a tonalidade da área pode ser diferente do restante do corpo. Para que o produto também possa ser usado no pescoço e no colo, o ideal é passar uma amostra na altura da mandíbula e ver se a cor combina.
É preciso ter cuidado na hora de corrigir as olheiras e iluminar a área embaixo dos olhos. Para disfarçar o tom mais escuro nessa região, o ideal é iniciar aplicando um corretivo em tom de pêssego, que combina com quase todos os tons de pele, e depois aplicar um corretivo líquido com partículas refletoras que combinem perfeitamente com a sua cor. Caso essa mistura craquele ao longo do dia, uma solução é aplicar pó translúcido por cima.
Quando se tem acne, ou marcas de sol, tudo que se deseja é tirar a atenção desse ponto específico.Mas se para isso, for usado um corretivo mais claro, o efeito será totalmente contrário, já que elas ficarão ainda mais destacadas. Sendo assim, é preciso passar um corretivo no tom exato da pele. Produtos em bastão também são mais eficazes para disfarçar espinhas.
Ao usar uma roupa mais decotada, é preciso estender a cobertura da base pelo pescoço e colo, caso contrário é provável que o rosto fique com uma cor diferente. Para facilitar a aplicação, o ideal é usar uma esponja.
Independente do penteado, para ir a algum evento é aconselhável passar base também nas orelhas, para que essa parte do corpo combine com o resto. Em eventos noturnos é ainda mais importante, já que a luz do flash das câmeras ressalta ainda mais a coloração irregular.
Nem sempre é válido exagerar na make, o ideal é evitar sobrecarregá-la
6. Destacar muitas partes do rosto
O destaque de muitas áreas do rosto pode acabar deixando a maquiagem espalhafatosa demais. Para quem não deseja se arriscar, o ideal é focar em apenas uma região, sejam os olhos ou a boca, por exemplo. Entretanto se a intenção é fazer uma produção mais chamativa, ou bem marcada, é possível ressaltar as duas áreas ao mesmo tempo e ainda assim obter um resultado incrível. Para isso, o ideal é harmonizar as cores: a boca e os olhos devem combinar. Para não errar, fazer um olho preto é uma boa saída.
É preciso muito cuidado para aplicar cílios postiços. Nem sempre é necessário usar toda a tira que vem na embalagem. Aplicar pequenos tufos deixa o visual mais natural, a única desvantagem é que é mais trabalhoso. Então, se o tempo for escasso e você usar toda a tira, passe a máscara de cílios por cima, assim não ficará claro onde os cílios falsos começam e terminam.
O contorno do rosto e dos lábios, assim como o blush e o delineado, merecem atenção especial
Contornar o rosto ajuda a deixar os traços mais definidos. Afinar o nariz e diminuir a testa são algumas das funções que um bom contorno facial pode exercer, contudo é preciso fazer de forma bem suave para ficar natural e não destacar ainda mais o que se deseja corrigir. Cada formato de rosto deve ser contornado de uma forma, por isso também é preciso saber exatamente onde usar iluminadores e corretivos.
O efeito que o blush deve proporcionar é o de bochechas coradas, ou seja ele deve ser aplicado nas maçãs do rosto e um pouco abaixo, nunca muito perto do nariz ou das têmporas. Ele deve ser espalhado das maças do rosto para fora, se a intenção for obter um resultado natural.
Fazer um traço super reto com o delineador não é tarefa fácil, entretanto hoje em dia já há técnicas que facilitam esse trabalho. Para que o traçado alongue os olhos é preciso que esteja bem definido e no ângulo perfeito. A impressão que eles devem dar é que são uma continuação da linha dos cílios inferiores. Por isso, puxar os olhos para passar o delineador não é indicado, dessa forma, é ainda mais provável que o delineado acabe irregular.
Para evitar que o batom fique borrado, o ideal é usar produtos de longa duração, que permanecem intactos por mais tempo, ou então corrigir com demaquilante a área borrada.
Olhos mal feitos podem arruinar o visual
Para fazer um olho esfumado perfeito é normal que diferentes sombras sejam aplicadas, contudo é extremamente necessário que elas sejam bem esfumadas e não fiquem marcadas.
Para fazer olhos delineados rente aos cílios inferiores e evitar que fiquem borrados ao longo da noite, uma solução é usar delineadores e máscara de cílios a prova d'água. Dessa forma, mesmo que o olho acabe lacrimejando, ele não borrará.
É preciso tomar cuidado ao usar sombras marrons abaixo do olho para não parecerem olheiras: os tons avermelhados nelas podem fazer sua linha d'água parecer vermelha e ficar com aparência de cansada ou doente. Caso a intenção não seja usar preto, uma opção é trocar o marrom pelo azul-marinho, cinza, berinjela ou até um marrom mais forte, porque essas cores vão destacar mais a cor dos olhos.
A moda atual é de sobrancelhas mais grossas e definidas, no entanto é preciso ter cuidado para não ficarem artificiais. Não se deve usar lápis de olho para aumentá-las, mas produtos específicos ou sombras, que deixam o look mais suave.
Legal gostei das dicas
ResponderExcluir