quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Se você não está conseguindo emagrecer, tente esta substituição no café da manhã

Sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, especialmente para quem faz dieta para emagrecer. Quando preparado da maneira ideal – com muitos nutrientes, proteína e o tipo certo de carboidrato –, ele garante saciedade pelo resto do dia e deixa o metabolismo trabalhando a pleno vapor.
Para garantir este resultado, muitas pessoas optam por bebidas funcionais: sucos verdes, sucos de frutas com verduras ou smoothies com leite/iogurte. São opções práticas porque combinam os carboidratos das frutas com a proteína do leite ou os nutrientes e fibras das verduras, economizando tempo.
Entretanto, esta estratégia pode estar fazendo com que você não consiga manter-se na dieta. Segundo a nutróloga e gastróloga Liliane Oppermann, muitas pessoas preferem liquidificar alimentos porque têm a impressão de que o líquido ajuda a emagrecer. Porém, esta crença é equivocada.


Os sucos auxiliam, sim, na eliminação do inchaço, pois são diuréticos – por isso são utilizados em dietas detox, que têm o objetivo de “limpar” o organismo. Além disso, alimentos em forma líquida são digeridos mais facilmente, permitindo que o corpo absorva mais nutrientes e de forma mais rápida.
Por outro lado, essa rápida digestão faz com que você sinta fome de novo muito mais rapidamente. Se o suco for só de frutas, é ainda pior, pois você terá um pico de glicemia no sangue seguido de uma queda brusca, o que, além de ser prejudicial à saúde, causa aquela sensação de “rombo” no estômago, te levando a atacar qualquer comida que estiver na sua frente.
Mesmo se misturado a alimentos que reduzam o índice glicêmico e promovam mais saciedade (como iogurte, grãos e sementes, fibras, etc.), existe ainda o fator psicológico da ausência da mastigação. Muitas pessoas precisam dela para assimilar que estão se alimentando e, depois, que estão satisfeitos. Ingerindo apenas líquidos, pode até ser que seu corpo esteja saciado, mas talvez sua mente não permita que você sinta isso e te faça buscar mais alimentos.
Como o café da manhã satisfatório garante menos fome ao longo do dia todo, não sentir-se plenamente saciado neste momento do dia pode fazer você comer mais em todas as outras refeições. Portanto, se você tem sentido muita fome, a ponto de não conseguir manter a dieta e ficar com o peso estagnado (ou engordar), vale a pena fazer o teste e substituir os líquidos no café da manhã.


A dica da nutróloga é que você coma as frutas em pedaços ao invés de liquidificá-las. Prefira as mais fibrosas (maçã com casca, mamão, etc.), mastigue devagar e não deixe de seguir a regra principal para o café da manhã: consumir uma boa porção de proteína.
No caso das sopas, consumidas no almoço ou jantar, pode ocorrer a mesma insatisfação por não ter o que mastigar. Neste caso, inclua lascas de frango ou pedaços de legumes.




fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/se-voce-nao-esta-conseguindo-emagrecer-tente-esta-substituicao-no-cafe-da-manha
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