Ads Top

Cultura brasileira - Costumes diversos




A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinĂ¡ria, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso territĂ³rio, apresenta diferenças climĂ¡ticas, econĂ´micas, sociais e culturais entre as suas regiões.






Os principais disseminadores da cultura brasileira sĂ£o os colonizadores europeus, a populaĂ§Ă£o indĂ­gena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemĂ£es, poloneses, Ă¡rabes, entre outros, contribuĂ­ram para a pluralidade cultural do Brasil.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serĂ£o abordados.





RegiĂ£o Nordeste
Entre as manifestações culturais da regiĂ£o estĂ£o danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas sĂ£o a festa de IemanjĂ¡ e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel Ă© outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato Ă© representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos tĂ­picos sĂ£o: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajĂ©, vatapĂ¡, cururu, feijĂ£o-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubĂ¡ cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pĂ© de moleque, entre tantos outros.

RegiĂ£o Norte
A quantidade de eventos culturais do Norte Ă© imensa. As duas maiores festas populares do Norte sĂ£o o CĂ­rio de NazarĂ©, em BelĂ©m (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbĂ¡ do paĂ­s, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da regiĂ£o Norte sĂ£o: o carimbĂ³, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influĂªncia indĂ­gena Ă© fortĂ­ssima na culinĂ¡ria do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos tĂ­picos do povo nortista sĂ£o: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacĂ¡ (espĂ©cie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarĂ£o seco e pimenta-de-cheiro.

RegiĂ£o Centro-Oeste
A cultura do Centro-Oeste brasileiro Ă© bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indĂ­genas, paulistas, mineiros, gaĂºchos, bolivianos e paraguaios. SĂ£o manifestações culturais tĂ­picas da regiĂ£o: a cavalhada e o fogarĂ©u, no estado de GoiĂ¡s; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinĂ¡ria regional Ă© composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadĂ£o goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.

RegiĂ£o Sudeste
Os principais elementos da cultura regional sĂ£o: festa do divino, festejos da pĂ¡scoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peĂ£o de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de IemanjĂ¡, folia de reis, caiapĂ³.
A culinĂ¡ria do Sudeste Ă© bem diversificada e apresenta forte influĂªncia do Ă­ndio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiĂ¡ticos. Entre os pratos tĂ­picos se destacam a moqueca capixaba, pĂ£o de queijo, feijĂ£o-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado Ă  paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.

RegiĂ£o Sul
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhĂ³is e, principalmente, alemĂ£es e italianos. As festas tĂ­picas sĂ£o: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemĂ£). TambĂ©m integram a cultura sulista: o fandango de influĂªncia portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamĂ£o, a dança de fitas, boi na vara. Na culinĂ¡ria estĂ£o presentes: churrasco, chimarrĂ£o, camarĂ£o, pirĂ£o de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.




Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Nenhum comentĂ¡rio:

Tecnologia do Blogger.